quinta-feira, 8 de maio de 2014

Atividade 1.3 Relação Homem e tecnica

Relação Homem e Técnica

Analise a realização de tarefas escolares, comparando diferentes gerações. Como crianças e jovens realizam as tarefas escolares hoje?
Quais tecnologias e dispositivos de suporte utilizam? Quais diferenças podem ser identificadas em relação às gerações anteriores? De que forma você considera que a mudança de tecnologias alterou o processo?

As tarefas escolares eram, no passado, realizadas em silêncio, copiadas no caderno, a partir do quadro-negro ou do livro didático, ou eram escritas a partir de ditado feito pelo professor. O professor explicava o ponto, o aluno ouvia sem muito incentivo a questionamento e memorizava o conteúdo para responder na sabatina, prova oral  e escrita.

Hoje as crianças e jovens realizam suas tarefas escolares não só através do livro didático, bem ilustrado e atrativo, mas também de jogos, filmes, pesquisas em revistas e internet, realizam entrevistas, produzem vídeos, participam de feiras e os maiores já utilizam internet para enviar trabalhos ao professor.

A avaliação ainda é feita através de provas onde se cobra do aluno, não só o conhecimento de memória, mas também interpretações, opiniões, sugestões frente a fatos e acontecimentos. Também fazem parte da avaliação, apresentações de trabalhos, participação em feiras de conhecimento, postagens de atividades solicitadas em blogs dos professores.

A tecnologia alterou sim, o processo de ensino, desde o planejamento da aula, quando o professor tem acesso à internet para pesquisa e enriquecimento de suas aulas,(filmes, animações, músicas, histórias infantis, reportagens, documentários), na apresentação de atividades aos alunos antes feitas no velho mimeógrafo, hoje impressas no computador com todos ótimos recursos que valorizam a atividade.


No processo de aprendizagem o aluno  ainda usa cadernos, livros didáticos, mas também utilizam jogos reais e no computador, frequentam a biblioteca e o laboratório de informática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário