segunda-feira, 19 de maio de 2014

Atividade 1.5 Qual a sua postura frente ao erro?

O erro é parte integrante no processo de ensino e aprendizagem (alunos não nascem prontos), creio que o erro quando pedagogicamente avaliados contribui muito para a correção de deficiências que o mesmo carrega ao longo do processo. A postura do professor, perante o erro de um aluno, é orientar para que o mesmo corrija, mostrando aonde o aluno errou.
O processo de ensino aprendizagem é uma atividade humana, que remota desde os tempos antigos. Esse processo exige do aluno e professor, dedicação e envolvimento.

É necessário do aluno ter dedicação e espontaneidade para perguntar ao professor, o que não entendeu/compreendeu sobre determinado conteúdo. Cabe ao professor possuir habilidade que possam ser utilizada para sanar as duvidas dos alunos. O professor tem que ser bem flexível e auxiliar o aluno de acordo com o tipo de dificuldade do mesmo. Nesse processo, cabe ao professor compreender e adaptar uma melhor forma de tirar as dúvidas, dependendo de como o aluno perguntar. É necessário compreender cada uma das respostas fornecidas pelos alunos. O professor irá verificar os erros e formular uma melhor forma de explicar, quais foram os passos e os erros cometidos pelos alunos. Se necessário o professor poderá dar toda uma nova introdução sobre o conteúdo em que o aluno tem duvida, levando essa dificuldade para o cotidiano do aluno, ou seja, adaptando a situação a realidade em que o mesmo vive.

Atividade 1.4 Reflexões sobre mudanças

As novas tecnologias vieram para modificar totalmente a nossa vida. Uma vez globalizado, um povo jamais voltará a ser como antes. Infelizmente percebo que a muitas vezes a tecnologia não é usada para o “bem”. A televisão, por exemplo, vem cada dia mais propagando ideologias que ferem o conceito de “família”. Os mais modernos defendem esses novos tempos, a nova forma de ver e de conceber a ideia de família, totalmente diferente dos padrões tidos por tradicionais. Creio eu que as crianças perderam sua pureza e inocência pois desde cedo são expostas ao erotismo, sexualidade e violência que antes tinha horário para ser exibido, hoje está praticamente sem restrição. Sem contar no apelo consumista das propagandas que nos fazem acreditar que precisamos de seus produtos para viver, criando assim uma escravidão capitalista. Outro ponto que gostaria de destacar é a distância física criada pela internet. Vizinhos que passam um pelo outro sem dar ao menos um bom dia, mas que curtem, comentam e compartilham assuntos em comum nas redes sociais. Pais que não tem diálogo com seus filhos, que nem sabem o que fazem, enquanto os mesmos deixam suas vidas de forma totalmente expostas nas páginas de relacionamento, fazendo com que estranhos saibam mais de seus passos do que os próprios responsáveis.

Pensando do lado positivo, as novas tecnologias facilitam muito a nossa vida. Temos o conforto de comprar por preços baixos produtos até mesmo em outros países, realizar transações bancárias sem sair de casa... No âmbito escolar a internet hoje é essencial, quando falta por um instante parece que tudo para. Lidar com as TICs exige mais esforço dos professores, pois não podemos contar 100% com elas, portanto, um plano B se faz necessário e se nem o plano A foi bem pensando, fica mais difícil os objetivos serem alcançados. Muitos educadores sentem medo, receio ou preguiça de se lançarem no uso dos equipamentos pois temem errar ou danificar. É uma pena o ser humano perder sua essência ao crescer. Para nós a impressão que se tem é que as “crianças de hoje” já nascem sabendo: com dois anos de idade dominam o uso de um tablet! Se tivéssemos tido a mesma oportunidade, faríamos igual!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Atividade 1.3 Relação Homem e tecnica

Relação Homem e Técnica

Analise a realização de tarefas escolares, comparando diferentes gerações. Como crianças e jovens realizam as tarefas escolares hoje?
Quais tecnologias e dispositivos de suporte utilizam? Quais diferenças podem ser identificadas em relação às gerações anteriores? De que forma você considera que a mudança de tecnologias alterou o processo?

As tarefas escolares eram, no passado, realizadas em silêncio, copiadas no caderno, a partir do quadro-negro ou do livro didático, ou eram escritas a partir de ditado feito pelo professor. O professor explicava o ponto, o aluno ouvia sem muito incentivo a questionamento e memorizava o conteúdo para responder na sabatina, prova oral  e escrita.

Hoje as crianças e jovens realizam suas tarefas escolares não só através do livro didático, bem ilustrado e atrativo, mas também de jogos, filmes, pesquisas em revistas e internet, realizam entrevistas, produzem vídeos, participam de feiras e os maiores já utilizam internet para enviar trabalhos ao professor.

A avaliação ainda é feita através de provas onde se cobra do aluno, não só o conhecimento de memória, mas também interpretações, opiniões, sugestões frente a fatos e acontecimentos. Também fazem parte da avaliação, apresentações de trabalhos, participação em feiras de conhecimento, postagens de atividades solicitadas em blogs dos professores.

A tecnologia alterou sim, o processo de ensino, desde o planejamento da aula, quando o professor tem acesso à internet para pesquisa e enriquecimento de suas aulas,(filmes, animações, músicas, histórias infantis, reportagens, documentários), na apresentação de atividades aos alunos antes feitas no velho mimeógrafo, hoje impressas no computador com todos ótimos recursos que valorizam a atividade.


No processo de aprendizagem o aluno  ainda usa cadernos, livros didáticos, mas também utilizam jogos reais e no computador, frequentam a biblioteca e o laboratório de informática.