quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atividade 4.3 Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

O texto faz uma reflexão sobre o uso da "imprensa" na sala de aula e sua relação com o processo de aprendizagem. Questiona a excessiva inserção de fragmentos do discurso jornalístico nos livros didáticos em detrimento de outros gêneros. Discute a qualidade da narrativa jornalística e os riscos que ela encerra se não houver uma leitura crítica da mídia. Defende a necessidade de trabalho integrado entre educadores e jornalistas para a real compreensão do processo de produção da imprensa, construção da linguagem e da linha editorial dos veículos de comunicação. Percebo que o autor faz uma crítica aos professores das Escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis, não havendo preocupação dos educadores em relação a promover ou estimular os educandos ao uso crítico e criativo dos recursos tecnológicos existentes na escola.
Como educador, tenho venho percebendo um certo avanço na questão dos usos dos mesmos e hoje vejo planejamentos de aulas que caso sejam utilizados os recursos como por exemplo a tv ou som, ainda se tem a necessidade de melhores avanços, pois muitas vezes nós como profissionais ainda temos várias dificuldades em lidar com tais meios , mas estamos nos qualificando cada dia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário